CURSO PROINFO INTEGRADO
Cursista: Lívia Oliveira Santos
Data: 21/07/2010
Atualmente vive-se a era high-tech onde as informações transitam numa velocidade cada vez mais impressionante, em escala global. Se a inovação é o ponto chave desse novo mundo, por que, a educação tem que cristalizar-se como lugar de atraso? Assim, faz-se necessário a inserção da instituição escola nesse novo contexto, a partir da aquisição e utilização das novas tecnologias no âmbito escolar.
A implementação deve ocorrer de forma satisfatória através da capacitação dos docentes em tempo hábil e de modo dinâmico. Entretanto, para que estes possam familiarizar-se com as novas tecnologias é importante que o professor as utilize constantemente a fim de adquirir intimidade e confiança na sua utilização dentro e fora da escola. Desse modo, poderá utilizar as tecnologias de informação e comunicação (Tics), como aliados para a melhoria da sua práxis pedagógica, no tocante a planejamento, pesquisa e elaboração de seu material didático, inserindo-as pouco a pouco na sua sala de aula. “...trata-se de entender que são criadas novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso ao conhecimento e de produzi-lo”. (Brito e Purificação).
O professor da nova era, que age, planeja, integra conhecimentos consequentemente proporcionará aos seus alunos o desenvolvimento e emancipação pessoal, na aquisição de novos conhecimentos através da pesquisa on-line, orientada a partir de roteiros previamente elaborados e estabelecidos pelo docente. Tendo como norte, os conceitos específicos da sua disciplina e de outras do currículo escolar através de projetos interdisciplinares.
As novas tecnologias na educação vem contribuir para a integração no processo ensino-aprendizagem com o desenvolvimento de atividades de pesquisa tanto do aluno como do professor. Desse modo, a aprendizagem acontecerá de forma significativa para o discente, uma vez que este estará envolvido integralmente, com suas idéias e inteligência, seus sentimentos e cultura. Preparando-o para ser um sujeito ativo e crítico, de acordo com o novo contexto sócio-econômico global.
REFERÊNCIAS:
1.BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO,I. Educação e novas tecnologias: um repensar. IBPEX: Curitiba,2006.
2.A Educação E As Novas Tecnologias publicado 12/12/2007 por Edson Alves Bezerra em http://www.webartigos.com, acessado em 20/07/10 às 17:00.
Estamos desenvolvendo neste processo, a possibilidade da utilização pelos educadores, da tecnologia para o desenvolvimento da cidadania!
ResponderExcluirExelente texto, claro e preciso!
Sucesso